Make your own free website on Tripod.com

Palmelo – Cidade formada em torno de um Centro Espírita
Liberalina Teodoro de Rezende Arantes
Faculdade Celso Inocêncio de Oliveira - Palmelo - Goiás

A cidade de Palmelo tem suas raízes diferenciadas da maioria dos municípios brasileiros que se formaram em torno de um capelinha onde a predominância do Catolicismo se impunha. Ela teve sua origem em outro sentimento religioso, voltado para a Mediunidade Espírita.

Motivados pelas ricas terras goianas, vários paulistas da região de Franca se estabeleceram no Patrimônio de Nossa Senhora da Conceição de Santa Cruz de Goiás e nas imediações da Fazenda Palmela se instalou a família do Capitão Gervásio, cujos descendentes foram uns dos principais fundadores do "Centro Espírita Luz da Verdade", de onde se originou o povoado de Palmelo, que teve sua emancipação em 13 de novembro de 1953.

Esta Comunicação tem como objetivo dar a conhecer a influência da Religião tem como objetivo dar a conhecer a influência da Religião Espírita no crescimento do povoado de Palmelo-GO.

Em 1936 chega à Palmelo o grande impulsionador deste povoado Jerônimo Cândido Gomide (discípulo de Eurípedes Barsanulfo) considerado um bandeirante do espiritismo no sertão goiano ele transforma a cidade em Instância de Reequilibro Físico-Mental que é buscado por brasileiros de todas as regiões e até mesmo por estrangeiros.

"Palmelo Cidade da Paz", título este que tanto enobrece a todos palmelinos, que imbuídos do sentimento de solidariedade cristã recebem e assistem os que buscam a cura física e o equilíbrio mental. Única cidade espírita de Goiás, Palmelo está sempre à espera dos que a procuram buscando o conforto da fé neste Oásis de Bênçãos.