Make your own free website on Tripod.com
TheQumranQbIsaiahScroll.jpg (141797 bytes) 

Associação Brasileira de
História das Religiões

 

 

 

Home

Apresentação

ABHR

Atas

Edições ABHR

Membros

GPs

Eventos

Notícias

Papers

Estatuto

Links

Filiação a ABH

 

A P R E S E N T A Ç Ã O


A Associação Brasileira de História das Religiões

A idéia de criar a Associação Brasileira de História das Religiões surgiu durante a realização do I Simpósio sobre História das Religiões, convocado por um grupo de historiadores da linha de pesquisa Religiões e Visões de Mundo do Curso de Pós-Graduação em História da Faculdade de Ciências e Letras da UNESP, campus de Assis.

O propósito da Associação é reunir estudiosos da História, Sociologia, Antropologia, Ciência Política e de outros ramos das Ciências Sociais que vêm realizando investigações sobre religião no Brasil. A ABHR quer colaborar para consolidação do campo de estudos científicos sobre religião, promovendo o intercâmbio entre investigadores e de estudantes de Mestrado e Doutorado das diferentes áreas das Ciências Sociais.

A ABHR se filiou a Internatinal Association for History of Religions (IAHR) por ocasião do XVIII Congresso Quinquenal da Associação Internacional de História das Religiões que se realizou em Durban, África do Sul, de 05 a 12 de agosto de 2000.

A Associação Brasileira de História das Religiões está aberta para acolher tanto projetos sobre aspectos teóricos e metodológicos da  História da Religião, sobre questões de crescimento do pentecostalismo, transnacioalização das religiões afro-brasileiras, expansão de novos movimentos religiosos, situação das igrejas tradicionais, quanto propostas de abordagem das diversas facetas da religiosidade popular, das religiões trazidas por grupos migrantes, da presença de novos movimentos religiosos nas populações indígenas, da expansão das crenças esotéricas e da New Age. A ABHR procura estimular o estudo comparativo das religiões, assim como a pesquisa sobre o processo de exportação e transnacionalização de variantes religiosas autóctones.