Make your own free website on Tripod.com

Repensando o Messianismo Guarani

Maria Cristina dos Santos

PUC-RS

A resistência guarani à cristianização e as raízes messiânicas da Companhia de Jesus são temas que se explicam e se complementam, no entanto, costumam ser estudados de forma quase independente. A resistência guarani é aqui entendida por uma série de movimentos ocorridos ao longo do período colonial, das quais foram privilegiadas os registros dos primeiros trinta anos (1610/1637) da atividade dos missioneiros jesuítas na Província do Paraguai. Desta forma, neste estudo se dá uma ênfase aos registros e descrições dos primeiros anos de contato entre Guarani e jesuítas, bem como se retoma alguns fundamentos do messianismo jesuítico, como base de dados para logo discutir as seguintes hipóteses:

- no quadro conceptual de Messianismo e numa análise bastante detalhado sobre os Movimentos Messiânicos em geral, Pereira de Queiróz, (1975:90-112) encontrou nos registros da resistência guarani do período colonial, as características de "movimentos messiânicos primitivos".

- utilizando o mesmo quadro conceptual, mas analisando exclusivamente os registros da resistência guarani no período de 1537-1660, concluímos que, a inserção no sistema colonial -particularmente o contato com os missioneiros jesuítas- incrementou a consciência messiânica dos Guarani.(Santos, 1988:201) Também Maxime Haubert em seu estudo sobre Encuentro de Dos Mesianismos, afirma que "la acción misionera de los jesuitas, lejos de hacer desparecer a esos mesías, favorece pronto su multiplicación". (1987:254).

O presente estudo então, se resume em discutir estas afirmações com a retomada de alguns dados históricos levantados numa pesquisa já concluída sobre os Movimentos Guarani de Resistência à colonização, considerados agora a partir de algumas possibilidades teórico-metodológicas de reinterpretação. Estas possibilidades se referem primeiro a uma postura mais crítica em relação às potencialidades da Etno-História e, segundo a uma tentativa de desmistificar alguns Guarani-Tipo-Ideal lançados pela historiografia clássica deste tema.